α dσиα dσ blσg

Minha foto
'Aquela menina que sonha com os pés no chão(?) Sou teimosa, ciumenta, confusa, estressada, insuportável, chata, atrapalhada e ainda assim, consigo ser a pessoa mais sensível do mundo. Prazer, essa sou eu.

Palavras da Dona do Blog

"A música é minha vida, escrever é uma forma de desabafar e desenhar de tirar o stress *-* "

Daniela Duarte

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como a TPM afeta o seu corpo


Infográfico explica o porquê dos sintomas e como amenizá-los

Por Carolina Gonçalves


Inchaço, dor abdominal, mau humor, dor de cabeça... Você sente alguns destes sintomas durante a tensão pré-menstrual? Saiba que você não está sozinha! A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), se caracteriza pelo conjunto de sintomas que ocorre cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual, e atinge cerca de 70% das mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os hormônios são os grandes responsáveis pelos sintomas. Antes de a mulher iniciar o ciclo menstrual, ocorre uma série de alterações hormonais e dos neurotransmissores cerebrais, causando os sintomas da TPM.

Conversamos com a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à mulher com TPM, do Hospital das Clínicas, e a endocrinologista Amanda Athayde, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), para entender melhor como amenizar os sintomas da TPM. Confira o infográfico: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário